Entrevista exclusiva com Sebastian, dono da Sebby Games: Projetos, futuro e muito mais!

1104

Pessoal hoje eu venho trazer a vocês algo muito especial para mim, a primeira entrevista com um chefe/desenvolvedor de uma grande produtora de jogos de Android iOS em nosso site. Tivemos o prazer de ter uma entrevista exclusiva com Sebastian, o que é fundador da Sebby Games, um estúdio de desenvolvimento de jogos mobile. Confira então abaixo essa entrevista, e muito obrigado ao Sebastian por ceder um pouco do seu tempo para responder às nossas perguntas.

A primeira pergunta não tem relação com o futuro dos seus projetos, mas sim com o passado. Gostaríamos de saber como e quando você começou a desenvolver os jogos para Android e iOS, e em paralelo a isso, você sempre estava inserido no meio de desenvolvimento de jogos?

Resposta: Eu antes disso tudo sempre gostei de jogos, mas onde eu morava não tinha acesso à internet direito. Então só jogava mesmo os jogos que apareciam por aqui. Mas sempre tive curiosidade de como era feito as coisas. Então no início de 2012 eu comecei a brincar um pouco com desenvolvimento de jogos. Mas era só Hobby, nada sério. Eu estava no segundo ano de faculdade quando comecei a brincar com jogos. Meus projetos de estudo era todos de jogos 2D, nada de 3D ou algo complexo.  Mas foi só em 2018 que comecei a levar a sério o desenvolvimento de jogos. Antes disso eu só foquei na minha graduação em Sistemas de Informação e depois minha pós graduação em Perícia Criminal Forense.

Atualmente a Sebby Games tem mais de cinco jogos lançados na Google Play, e todos sabemos o quanto é difícil desenvolver os jogos solo. Então, a Sebby Games tem uma equipe fixa? se sim, quantas pessoas compõem a equipe?

Resposta: Eu comecei a Sebby Games solo mesmo. Antes mexia no Rebaixados Elite Brasil sozinho. Aí fomos aumentando a equipe. Atualmente nossa equipe fixa tem 4 pessoas contando comigo. Sendo eu como programador e os 3 meninos ficam responsáveis pelos modelos 3D todo do jogo.

O projeto mais famoso que vocês lançaram até hoje, Rebaixados Elite Brasil é líder na Google Play quando o gênero é carros rebaixados. Vocês esperavam tanto reconhecimento quando começaram o projeto?

Resposta: Quando comecei fazer ele não esperava essa repercussão toda. Fiz ele mais na brincadeira para ver como ia ficar. Aí ele foi ganhando força e o pessoal pedindo mais coisas. Porém como eu sou só programador então não tinha como trazer muitas coisas para ele. Aí fui começando recrutar os meninos da equipe e o jogo só foi crescendo. Uma curiosidade que o REB era meu último projeto de jogos. Eu ia focar em perícia criminal que é minha pós-graduação, mas como disse sempre gostei de jogos, e como o jogo foi ganhando nome preferi largar perícia criminal e fica em jogos e não me arrependo disso não.

Por mais que o Rebaixados Elite Brasil e Carros Rebaixados Online tenham muitas funções incríveis, muitos jogadores ainda acham que o jogo não tem muito sentido, ou seja, falta um objetivo. Hoje vocês veem esses dois jogos como uma beta, que ao longo do tempo vem sendo melhorada (exemplo: sistema de trabalhos)?

Resposta: Então como eu disse na resposta anterior o jogo foi só uma brincadeira de início e foi ganhando espaço. Ele ainda está muito longe do que nós queremos, mas a questão inicial do jogo era o cara personalizar o carro. Tanto que de todos os jogos de Carros Rebaixados o nosso é o que conta com mais personalização para o carro, personagem, carretinha de som. Agora que o jogo tem muitas modificações para os carros vamos adicionar um sistema de trabalho para ele. Então o jogo vai ficar mais interativo ainda.

Pensando no futuro, a Sebby Games tem o desejo de desenvolver jogos de outros tipos de veículos, como caminhão e ônibus?

Resposta: Então estamos pensando em futuramente em fazer um jogo de caminhão completinho. Mas é segredo ainda viu!! Conte para ninguém não. Rsrs.

No PC ainda não temos um jogo dedicado a esse segmento (carros rebaixados). Como vocês veem o mercado de PC atualmente, e projetam lançar uma versão melhor para computadores do Rebaixados Elite Brasil no futuro?

Resposta: Nós estamos pensando sim em lançar algo para PC nesse estilo. Porém com gráficos melhores ainda. Nós prezamos muito a qualidade de nossos jogos. Inclusive um membro da equipe fala todo dia para nós lançar o REB para PC. Mas estamos vendo tudo com calma e queremos lançar sim jogos para PC também. Ainda não sabemos a aceitação do público nesse segmento. Mas vamos testar, vai que dá certo.

Hoje vocês têm foco principal no público mobile (Android e iOS), mas nos últimos o Nintendo Switch tem agradado muitos. E o que vemos em toda a indústria de simuladores, é uma portabilidade da maioria dos jogos para o console da Nintendo. A Sebby Games tem o desejo de lançar um dos, senão todos os jogos também para Nintendo Switch?

Resposta: Nós temos desejo sim de entrar nesse mercado também. O Problema é que a Nintendo não está mais no Brasil, então para nós lançar algo teríamos que conseguir o Kit de desenvolvimento e para isso só enviam para fora do Brasil. Então é meio burocrático conseguir. Mas já vimos mais ou menos como é. Então já estamos informados sobre. Então vai que dá certo.

Agora uma pergunta direta sobre o Rebaixados Elite Brasil. O sistema de trabalhos abre uma imensidão de possibilidades no jogo, e como pudemos ver na última atualização que trouxe o GPS, teremos bastante opções de empregos. A pergunta então é sobre a economia do jogo, o que poderemos fazer com o dinheiro, além da compra dos carros e gastos com gasolina? – Alinhado a isso, será possível adquirir sua própria casa?

Resposta: Nós pensamos muito sobre isso. O Jogo vai ter 2 modos o primeiro é o que você é rico então tu vai conseguir comprar tudo e o outro que tu vai trabalhar para conseguir as coisas. Então quem gosta de ter tudo liberado vai continuar jogando e quem gosta de ir desbloqueando enquanto joga também vai gostar. Mas queremos botar para o cara conseguir comprar os carros, rodas, sons, melhorias para o carro. Toda oficina vai ter preço nas coisas o que vai dar uma realidade maior. E como o jogo vai ter dois modos quem gosta de jogar já com tudo vai poder continuar jogando tranquilo. Queremos também fazer a casa do jogador e ele ficar de aluguel até comprar a tão sonhada casa. Então queremos sim fazer um sistema para comprar a casa e ir melhorando-a.

Rebaixados Elite Clássicos também é um jogo querido pela comunidade, e vimos que vocês estão preparando algo especial para a atualização do jogo. Como vocês veem o futuro deste projeto? Há planos para com ele?

Resposta: Nós queremos mexer nele ainda sim. Queremos fazer um mapa mais ambientado em um brasil mais pacato, estilo mais clássico mesmo. O jogo ainda vai sofrer uma mudança grande.

Para finalizar, gostaria que, se possível, nos contasse um pouco os planos para a próxima atualização do Rebaixados Elite Brasil.

Resposta: Nós dividimos bem as atualizações dos jogos. No momento estamos fazendo a atualização do Carros Rebaixados Online e Elite MotoVlog e depois vamos focar novamente no REB. Mas planejamos colocar lonas os carros tipo Saveiro, Amarok, L200. Instalar Turbo nos carros, colocar Adesivo nos carros, sistema de trabalho. Essas são algumas coisas já confirmadas. Nós sempre estamos de olho na comunidade. Um exemplo disso é todos os carros que entram são com votação de nossos jogadores no nosso grupo do Facebook. Então sempre escutamos o que nossos jogadores falam, achamos isso importante para um jogo que eles possam curtir.

Obrigado pela atenção. Pedro Henrique, AD Gaming. Este texto não sofreu alterações.