IEM Katowice 2023: saiba tudo sobre o primeiro torneio de CS:GO da temporada

148
Foto: ESL

O IEM Katowice, que já vem ganhando destaque entre as notícias do mundo dos games, é a primeira competição significativa de Counter-Strike: Global Offensive do ano, e será disputada até o fim do mês de fevereiro em Katowice, na  Polônia. Juntamente com o Majors e o IEM Cologne, o IEM Katowice é um dos torneios de CS:GO anuais mais proeminentes e competitivos, com um prêmio de US$1 milhão e 24 equipes de todo o mundo na disputa.

No ano passado, o IEM Katowice deu o tom para o resto do ano, com o FaZe Clan vencendo o torneio e dominando a primeira metade do ano. Quem será o campeão da Spodek Arena este ano? Para prepará-lo para a edição de 2023 do torneio, trazemos neste artigo todas as equipes qualificadas, a programação e o formato e uma análise das equipes com maior probabilidade de levantar o troféu.

Equipes classificadas

Equipes classificadas diretamente para a fase de grupos:

⦁ FaZe Clan
⦁ Team Vitality
⦁ Outsiders
⦁ Heroic
⦁ Team Liquid
⦁ Natus Vincere
⦁ G2 Esports
⦁ MOUZ

Equipes classificadas para a repescagem:

⦁ Ninjas in Pyjamas
⦁ Team Spirit
⦁ Cloud9
⦁ Complexity Gaming
⦁ FURIA Esports
⦁ MIBR
⦁ IHC Esports
⦁ Grayhound Gaming
⦁ OG
⦁ ENCE
⦁ BIG
⦁ Sprout
⦁ paiN Gaming
⦁ Evil Geniuses
⦁ Fnatic
⦁ Permitta Esports

Formato do torneio

O IEM Katowice começa com uma fase de repescagem de eliminação dupla. As 16 equipes da repescagem serão reduzidas a oito. Os confrontos de abertura são partidas individuais, enquanto os confrontos subsequentes serão no formato melhor de três.

As oito equipes que avançarem da fase de repescagem se juntarão às oito equipes diretamente qualificadas na fase de grupos. A fase de grupos será uma fase de dupla eliminação composta por dois grupos de oito e todas as partidas serão em melhor de três.

A melhor equipe de cada grupo avança para as semifinais da fase de playoffs de eliminação simples. As próximas duas equipes de cada grupo se classificarão para as quartas de final. As quartas de final e semifinais serão em melhor de três, enquanto a grande final será em melhor de cinco.

G2 Esports, Team Vitality e Heroic: os favoritos ao título

Foto: G2 Esports

O G2 Esports é o grande favorito, segundo as cotações de CS:GO da Midnite. Eles terminaram 2022 vencendo o Blast World Final para conquistar o primeiro torneio S-Tier de CS:GO da organização desde 2017, aparentemente “tirando a zica” depois de vários segundos lugares em grandes torneios nos últimos anos. Na verdade, eles terminaram em segundo lugar em cada um dos dois torneios IEM Katowice anteriores, então eles vão tentar finalmente vencer este ano. O G2 parecia afiado no Blast Spring Groups, pois não perdeu nenhum mapa a caminho da vitória em seu grupo, então certamente é o time a ser derrotado.

O Team Vitality, atual campeão da ESL Pro League, também venceu seu grupo no Blast Spring Groups e deve chegar forte para o IEM Katowice.

Apesar de não vencer seu grupo Blast, o Heroic teve um bom desempenho após se recuperar do revés para o Evil Geniuses no primeiro turno. Eles terminaram 2022 em alta, ficando em segundo lugar no Rio Major e conquistando o primeiro lugar nas finais do Blast Fall. O Heroic agora ocupa o primeiro lugar nos rankings da HLTV e da ESL.

FaZe Clan, Natus Vincere e Team Liquid correndo por fora

Foto: HLTV

Para começar bem em 2022, o FaZe Clan venceu o IEM Katowice no ano passado, consolidando sua posição como o melhor time do mundo. Mesmo não sendo mais o melhor time, ainda é um forte candidato a vencer o torneio de Katowice novamente. Eles estarão ansiosos para demonstrar que continuam sendo uma das melhores equipes do mundo quando entrarem no evento após vencerem seu grupo no Blast Spring Groups. Uma vitória em um grande evento ainda é necessária para que eles reivindiquem o IEM Grand Slam. Eles venceram prontamente três dos quatro torneios S-Tier de que precisavam para terminar a façanha, mas agora estão ficando sem tempo.

O Natus Vincere teve um ano muito bom em 2022 e parece sempre ser um candidato a vencer as maiores competições. Apesar de duas derrotas para o G2, eles se saíram bem no Blast Spring Groups.

No segundo semestre de 2022, o Team Liquid demonstrou muitas promessas, mas muitas vezes falhou. Tanto a Blast World Final quanto a 16ª temporada da ESL Pro League os colocaram em segundo lugar. Embora não tenham se saído bem no Blast Spring Groups, esta equipe ainda pode competir em Katowice se jogar de acordo com suas habilidades.

Os azarões

Faltam resultados recentes para avaliar o Outsiders porque eles não participaram dos Blast Spring Groups, ao contrário dos favoritos. Eles tiveram um recorte de derrotas no Blast World Final da última vez que os vimos, mas já haviam vencido o Rio Major. Eles foram um dos vencedores mais inesperados do Major na memória recente, portanto, é improvável que eles se repitam em Katowice. No entanto, conseguiram vencer um Major, então deve-se reconhecer o potencial deles.

OG e Cloud9 não estão entre as equipes que estão diretamente qualificadas para a fase de grupos. Eles também terão que superar a fase de repescagem, o que torna a campanha deles muito mais difícil do que o Outsiders. Essas duas equipes têm maior probabilidade de sucesso porque outras equipes com classificação mais baixa frequentemente avançaram para a rodada de playoff de um torneio importante.

No Blast Spring Groups e no Blast World Final, a OG teve um desempenho admirável. Não temos nenhum resultado recente para o Cloud9 porque eles não participaram de nenhum dos torneios de final de temporada de 2022 ou do Blast Spring Groups. No entanto, esse time avançou para os playoffs do Major do Rio na última vez que os vimos. Eles também estavam entre os quatro melhores times na temporada mais recente da ESL Pro League.